sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EAD - Considerações finais

Durante este período de pesquisas, dedicação e aprendizado para cumprir esta disciplina, pude reafirmar o quanto a internet é importante na aproximação das pessoas, no aprendizado de novas práticas, culturas e conhecimento profissional.
Da mesma forma, os avanços da tecnologia contribuíram para firmar a eficácia da Educação à Distância entre os estudantes e empresários de todo o país, tornando-a uma maneira confiável, prática e válida para a relação professor-aluno.
Com o passar dos anos, a Educação a Distancia foi ganhando confiança entre os profissionais e, atualmente, a procura por estes cursos tem crescido cada vez mais, trazendo novas práticas e metodologias para sua aplicação nas faculdades.

Comprometimento com o ensino

É fato que a EAD é uma maneira mais cômoda para os alunos que precisam dividir a correria do dia a dia em casa e no trabalho com os estudos. Mas isso não elimina a necessidade de comprometimento com as atividades do curso e as aulas presenciais.
Para um bom aproveitamento, seja em cursos presenciais ou mesmo à distância, todos os resultados dependem do interesse e da garra dos alunos, os maiores interessados no sucesso escolar. Porém, um tutor bem capacitado e disposto, também é fundamental para a disseminação plena do conhecimento e o entrosamento dos alunos com o curso.
Infelizmente, ainda existem muitos paradigmas a serem quebrados, entre eles, a incredibilidade que alguns empresários depositam nos cursos à distância, desacreditando que destas turmas, não seja possível surgir um grande profissional.

A EAD em prol da acessibilidade
A Educação a Distância pode ser vista também como um grande facilitador de formação para pessoas portadoras de necessidades especiais, que, por algum motivo, não possam ou tenham dificuldade em se locomover.
O grande objetivo desta modalidade é atingir públicos de diferentes classes sociais e de qualquer lugar do mundo, tornando possível o acesso ao aprendizado, à profissionalização e, em muitos casos, à realização do sonho de se graduar.
Como aluna e tutora, venho dizer que cada nova aula, cada desafio e cada conquista tem me tornado mais completa. Que compartilhar o conhecimento e ter também colegas com quem posso dividir minhas dúvidas, seja em classe ou pela internet, tem me mostrado que todos podem alcançar os objetivos estipulados com veemência e cumpridos com amor e dedicação.

“A trilha está apenas no início. Nosso sucesso depende da vontade que temos de alcançá-lo e do quanto nos esforçamos para isso”.
Rosalina Vitorelli

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O uso da tecnologia, por Moran

Estes dias estava lendo uma entrevista concedida, no ano passado, pelo Prof. José Manuel Moran, ao veículo Folha Dirigida, sobre o uso de tecnologias aplicadas na aprendizagem, inclusive, sobre a instalação de internet na grande maioria das escolas públicas do Brasil.
Moran, que sempre defendeu o uso das tecnologias para aproximar pessoas e compartilhar a educação, afirma em sua entrevista que uma boa escola precisa de professores mediadores, criativos, experimentadores, presenciais e, principalmente, virtuais.
"Precisamos de uma escola que fomente redes de aprendizagem, entre professores e entre alunos. Onde todos possam aprender com os que estão perto e longe, conectados audiovisualmente. Aprender em qualquer tempo e qualquer lugar, de forma personalizada e, ao mesmo tempo, colaborativa”, afirma.
O Professor salienta, ainda, que não basta instalar os computadores nas escolas, mas, ensinar alunos e professores a utilizarem os benefícios da nova ferramenta de estudo e de contato. "Informatização é mais do que colocar computadores. É conectar todos os espaços e elaborar políticas de capacitação dos professores, gestores, funcionários e alunos para a inserção das tecnologias no ensino e aprendizagem de forma inovadora, coerente e enriquecedora".

De agora em diante, cada vez mais precisaremos aperfeiçoar nossos conhecimentos e desvendar estes benefícios que a tecnologia nos oferece. Precisamos acompanhar e crescer, juntamente com estes avanços!
 ----
"O futuro será aprender em qualquer tempo e lugar, de forma personalizada e, ao mesmo tempo, colaborativa. Teremos flexibilidade curricular e facilidade de estarmos juntos, conectados audiovisualmente."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A EaD no Brasil

Olá, colega!
Passeando pelos blogs dos colegas encontrei um vídeo muito bacana sobre a história da Educação à Distância no Brasil.
Veja que tudo começou em 1904, com uma escola internacional que realizava cursos por correspondência e passou a se aperfeiçoar no Brasil apenas muuuuitos anos depois. Com isso, novos métodos foram surgindo para aperfeiçoar e credibilizar os cursos. Confira!

domingo, 11 de setembro de 2011

Em busca do sucesso escolar

Em meio excesso de trabalho, a atenção à família, a faculdade e a correria do dia a dia, o Ensino a Distância se tornou uma opção inovadora e prática para os profissionais que buscam qualificação e conhecimento para se destacar no mercado de trabalho.
Mas após a tomada de decisão, é preciso programar seu tempo para ter sucesso com os estudos, pois, assim como qualquer outro curso, as aulas à distância também exigem disciplina, dedicação e interesse.
Pensando nisso, pensei em algumas dicas que podem ser fundamentais para o bom desempenho nos estudos e quero compartilhar com vocês, meus queridos alunos e colegas de classe, que, assim como eu, também dividem o tempo entre a família, o trabalho e a faculdade. Anote aí!


* Dedique ao menos uma hora do dia para reforçar o que vem sendo ensinado no curso. Faça isso de três a quatro vezes na semana. Crie seu calendário e estabeleça metas!;
* Ande sempre com um livro embaixo do braço! Você pode aproveitar aquele restinho do horário do almoço, a viagem de ônibus ou enquanto aguarda na fila do banco para dar uma lida e tirar 'aquelas' dúvidas;
* Use e abuse da tecnologia para ter acesso a vídeos, apostilas online, artigos e questionários. Se for bem utilizada, a internet pode trazer um rico acervo pedagógico. Mas é imprtante ficar atendo: acesse apenas sites confiáveis;
* Por falar na internet, ela possui tecnologias como blogs, salas de bate-papo e fóruns que permitem discutir assuntos em comum. Combine com a turma da classe para criar um grupo e se encontrar algumas vezs por semana na internet e debater os assuntos que estão sendo tratados em classe. Também é possível fazer contato com pessoas do mundo todo que, com certeza, terão muito para ensinar e aprender com você;
* Não deixe para estudar apenas na véspera das provas! Dessa forma você 'decora' e não 'aprende' o conteúdo, que será esquecido após um certo tempo. Aliás, se você acompanha as aulas e tem sempre um tempinho dedicado aos estudos, as vésperas da prova serão tranquilas e você poderá descansar ao invés de devorar livros. Certamente seu rendimento será melhor!;
* Procure conhecer ícones da história nacional e intercacional que possam te servir como inspiração! Seja seu principal motivador! Todo este esforço deve ser feito POR você e PARA você, pois ao chegar no fim do curso, verá poderá dizer que tudo valeu a pena e, melhor ainda: querer mais!

Sucesso!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
Paulo Freire.

domingo, 7 de agosto de 2011

Muito prazer!

Há 25 anos leciono para alunos do Ensino Fundamental. Durante todo este tempo me dediquei apenas ao ofício e só agora tive a oportunidade de voltar a estudar. No início do ano, comecei a primeira pós-graduação, em Psicopedagogia. No último mês tive a felicidade de dar início ao curso de Metodologia e Gestão em EAD, visto que é extremamente necessário, para que eu possa continuar a trabalhar como tutora do Ensino a Distância, na Faculdade Anhanguera, de Jacareí-SP.
Ser tutora tem sido uma experiência única em minha vida. Me sinto satisfeita, porém, continuo em busca do aperfeiçoamento contínuo, para desvendar este novo mundo e poder compartilhar, da melhor forma, os meus conhecimentos com os alunos.
As diferenças entre uma sala do 2º ano, com crianças de 7 anos de idade, para uma sala com homens e mulheres já crescidos, são muitas. Novas histórias de vida, novas perspectivas e novos desafios. Pessoas diferentes que compartilham, comigo e com os colegas de classe, a troca diária de aprendizado.
A cada nova aula, além de ser o facilitador do processo de aprendizagem, tento trabalhar com os alunos a motivação, a autoestima e a descoberta das novas informações, que se tornarão futuras possibilidades a serem trabalhadas profissionalmente. Mais importante que isso é saber que o curso, para eles, se trata de uma realização pessoal e profissional. Desta forma, levo, com alegria e dedicação o amor e a confiança na Educação, na esperança de construir, transformar e conscientizar Pedagogos que farão a diferença em nosso país.
                A partir de agora, passo a desvendar também mais este benefício que a tecnologia nos oferece, possibilitando o contato em tempo real com colegas que estão longe e a possibilidade de acompanhar e comentar o amadurecimento profissional de cada um. Além disso, terei imensa felicidade em poder dividir com vocês cada passo em busca do sucesso deste curso e do meu dia a dia como professora, tutora e aluna.
Sejam todos muito bem-vindos!