sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O uso da tecnologia, por Moran

Estes dias estava lendo uma entrevista concedida, no ano passado, pelo Prof. José Manuel Moran, ao veículo Folha Dirigida, sobre o uso de tecnologias aplicadas na aprendizagem, inclusive, sobre a instalação de internet na grande maioria das escolas públicas do Brasil.
Moran, que sempre defendeu o uso das tecnologias para aproximar pessoas e compartilhar a educação, afirma em sua entrevista que uma boa escola precisa de professores mediadores, criativos, experimentadores, presenciais e, principalmente, virtuais.
"Precisamos de uma escola que fomente redes de aprendizagem, entre professores e entre alunos. Onde todos possam aprender com os que estão perto e longe, conectados audiovisualmente. Aprender em qualquer tempo e qualquer lugar, de forma personalizada e, ao mesmo tempo, colaborativa”, afirma.
O Professor salienta, ainda, que não basta instalar os computadores nas escolas, mas, ensinar alunos e professores a utilizarem os benefícios da nova ferramenta de estudo e de contato. "Informatização é mais do que colocar computadores. É conectar todos os espaços e elaborar políticas de capacitação dos professores, gestores, funcionários e alunos para a inserção das tecnologias no ensino e aprendizagem de forma inovadora, coerente e enriquecedora".

De agora em diante, cada vez mais precisaremos aperfeiçoar nossos conhecimentos e desvendar estes benefícios que a tecnologia nos oferece. Precisamos acompanhar e crescer, juntamente com estes avanços!
 ----
"O futuro será aprender em qualquer tempo e lugar, de forma personalizada e, ao mesmo tempo, colaborativa. Teremos flexibilidade curricular e facilidade de estarmos juntos, conectados audiovisualmente."

2 comentários:

  1. Oi Rosinha.
    Postei um texto no blog da Catarina ( www.eadferramenta.blogspot.com ) no dia 13 passado que acho semelhante ao que você postou. Para tanto tomo a liberdade de trancrevê-lo a seguir:
    "Catarina,
    você colocou uma palavra em seu texto que realmente vale a pena destacá-la:
    cooperar.
    Cooperação é o que precisamos aprender e ensinar para os que estão à nossa volta. Neste mundo cruel onde o chegar primeiro é valorizado como sendo o mais importante faz com que nos esqueçamos de valores que realmente valem a pena. Para que chegar primeiro se podemos cooperar para que cheguemos todos juntos?
    De tudo que eu conheço, e ainda quero conhecer muito mais, o conhecimento é a única coisa que ao ser dividido não diminui. Com essas tecnologias que mudam quase que na velocidade da luz, a cooperação e a partilha dos saberes é fundamental para que possamos estar atualizados e para que os cursos de EAD sejam aproveitados por todos!"
    Em seu blog também já comentei alguma coisa sobre estar junto mas separados.
    Seu texto foi muito bom e possibilitou-me constatar que estou em linha com as novidades tecnológicas na Educação.
    Um grande abraço.
    Fausto Magno.

    ResponderExcluir
  2. Ainda encontramos muita resistência por parte dos professores no uso das tecnologias. Capacitação é o caminho, mas acredito que, independente desta capacitação vir de cima para baixo, nós, como interessados em nosso próprio crescimento profissional, deveríamos nos questionar sistematicamente a respeito das nossas práticas. Falta conhecimento básico do uso das tecnologias, além, é claro, de conhecimento/reflexão do uso dessas tecnologias.
    A autoria coletiva, além de trabalhar competências cognitivas por meio da colaboração, dá a oportunidade aos indivíduos de desenvolverem a autonomia para registrarem suas ideias e aprenderem a aceitar outras, como prática social. Também é possível seu uso como enciclopédia, semelhante a Wikipedia, como construção coletiva do saber.
    Ferramentas colaborativas de tecnologia podem propiciar ao aluno desenvolver a habilidade na leitura, interpretação e escrita de diversos temas propostos, ele pode explorar a criatividade e fazer que isto seja espalhada na educação.

    ResponderExcluir